Convite Forum Insta v20.jpg

 

 

FOCO, DETERMINAÇÃO E ENGAJAMENTO

 

 

Três pontos ficaram em destaque no primeiro dia do Fórum de Saúde Corporativa:

Maca unica.jpeg
Foco

 

Graças ao foco adotado por alguns gestores de recursos humanos, cerca de 14.000 pessoas trabalhando em sedes corporativas e em diferentes tipos de indústrias no Estado de São Paulo já usufruem diáriamente de novos modelos de alimentação, saudáveis, alinhados com as recomendações da OMS e do Guia Alimentar para a População Brasileira. 

 

Agradou e surpreendeu a informação de que foi pacífica a implantação de novos modelos de serviços e de gestão nos restaurantes da Splendido Alimentação, tais como:

  • substituição dos refrigerantes por suco de frutas, água aromatizada e água em 95% dos restaurantes administrados pela empresa; 
  • substituição dos temperos ultraprocessados por temperos caseiros, ricos em ervas e com pouco sódio, em 100% das refeições servidas nos restaurantes;
  • monitoramento regular, mensalmente, do consumo "per capta" de sal, açúcares e gorduras (recomendação da OMS) em todos os restaurantes analisados.

 

 

abacaxi.jpg

Determinação

 

Em diversas palestras foi mencionado que a melhor saúde do trabalhador passa necessariamente pela determinação da empresa em seguir pelo caminho da prevenção via alimentação e atividades físicas, em substituição ao caminho reativo com grande atenção aos custos com as doenças.

 

A mesma determinação que viabilizou o Programa de Alimentação do Trabalhador nos anos 70 e 80 e que viabilizou também a inclusão dos planos de Assistência Médica entre os benefícios oferecidos pelas empresas. Essa determinação ficou bem evidenciada nos bons exemplos compartilhados pela Splendido Alimentação.

 

 

Engajamento agricola.jpg

Engajamento

 

Todos os palestrantes convergiram no ponto de vista de que o trabalhador deve ser o principal protagonista do novo estilo de vida privilegiando alimentação saudável e atividades físicas.

 

Utilizando restaurante comercial conveniado, ou o restaurante nas próprias instalações da empresa, cabe ao trabalhador (consumidor) a tarefa de fazer escolhas saudáveis de alimentos. Essa atitude é determinante para que os operadores dos restaurantes gerenciem suas ofertas e operações de forma que elas fiquem em harmonia com as expectativas dos consumidores a curto, médio e longo prazo.

 

Mas, para que esse protagonismo seja consistente e duradouro, antes as empresas precisarão  dedicar esforços e recursos para educar, estimular e, principalmente, conquistar o engajamento dos trabalhadores.