Primeira Etapa - Preparando o Terreno

 

 

É altamente recomendável que a adoção de critérios na gestão preventiva de saúde seja precedida de alinhamento entre as áreas mais próximas dos processos de contratação e gestão dos serviços de alimentação. Esse alinhamento pode ser facilitado com a criação de Comissão Multidisciplinarenvolvendo as seguintes áreas: Nutrição, Depto. Médico, SHE, Departamento de Benefícios, Gerência e Direção de Recursos Humanos, Compras & Suprimentos e Comitês de colaboradores.

 

O processo de alinhamento deve definir o perfil do público interno, suas necessidades e seus hábitos, a missão do restaurante e os tipos de alimentação que a empresa deseja oferecer aos seus colaboradores. Além de ter o perfil da população interna, é importante verificar se existem grupos minoritários, identifica-los e quantifica-los por turno, principalmente os grupos de obesos, pessoas com sobrepeso, diabéticos, portadores de doenças cardiovasculares, pessoas com câncer.

 

É de grande valia para a empresa que vai cotar o serviço de alimentação saber de antemão os grupos a serem atendidos e a quantidade de pessoas estimadas por grupo e por turno.

 

Também antes da cotação, o fornecedor deve saber se sua missão é de apenas preparar e disponibilizar as refeições ou se também deve contribuir na conscientização e na educação dos consumidores para hábitos alimentares saudáveis e, até mesmo, na motivação e escuta regular do público-alvo.