Quarta Etapa - Implantando

 

 

QUALIFICAÇÃO DAS EQUIPES

Para que o restaurante possa preparar alimentos com critérios que contemplem a gestão preventiva da saúde dos trabalhadores, todos os níveis de profissionais envolvidos, do gerente ao auxiliar de cozinheiro, devem estar conscientes e preparados para essa missão. No Brasil e no mundo, nas últimas décadas as refeições disponibilizadas por restaurantes contribuíram para o ganho de peso dos consumidores. Portanto, direcionar o planejamento e preparo das refeições para a saúde é tema novo, ainda muito pouco difundido entre os profissionais do setor.

 

Política de compras, lista de alimentos e ingredientes autorizados, técnicas especiais de culinária, segurança alimentar, são alguns temas importantes para a qualificação inicial, além do completo entendimento das recomendações do Guia Alimentar Para a População Brasileira.

 

CONSCIENTIZAÇÃO DOS TRABALHADORES

Outra etapa muito importante da implantação é preparar o público alvo, os colaboradores, para os novos conceitos e serem aplicados no preparo das refeições, tais como a utilização preferencial de alimentos in natura na época da safra, a redução do uso de sal, açúcares e gorduras.

 

Para que possam escolher corretamente os alimentos disponibilizados e compor corretamente o “prato saudável”, antes os colaboradores precisam ser educados para essa aparentemente simples tarefa. O almoço saudável é composto principalmente de alimentos de origem vegetal e completados com pequena porção de proteína de origem animal. 

 

Em resumo, o sucesso da implantação do novo modelo passa pela harmonia entre as expectativas e demandas dos colaboradores e a qualificação da equipe que planeja e prepara as refeições.