Quinta Etapa - Monitoramento

 

A OMS, o Ministério da Saúde e especialistas em saúde elegeram o consumo exagerado de sódio e de açúcares e, também, a ingestão de gorduras como os grandes responsáveis pela má nutrição e pelas DCNTs. Por isso, é fundamental realizar regularmente o monitoramento da saudabilidade da alimentação com a utilização de indicadores claros e objetivos relacionados a esses itens, os chamados K.P.Is. 

 

Esses são os indicadores básicos para o monitoramento da saudabilidade da refeição disponibilizada aos colaboradores:

  • Consumo per capta de sódio
  • Consumo per capta de gorduras
  • Consumo per capta de açúcares

 

Recomendamos que esse monitoramento seja realizado regularmente por Comitê composto por:

  • Representantes dos colaboradores (comitê de cardápio)
  • Representantes do serviço médico
  • Representantes da gerência de RH

 

Em uma sociedade na qual o acesso à informação transformou o modo de pensar e agir do consumidor, empresas com estratégias avançadas de gestão fundamentam suas conquistas não apenas em definição de metas, mas também na sensibilização e no engajamento dos colaboradores. 

 

Campanhas de incentivo bem estruturadas são capazes de engajar os participantes a atingirem metas ligadas à saúde em uma determinada janela de tempo. As boas práticas recomendam interação frequente com os colaboradores através de diferentes meios de comunicação, estimulando a visualização de notícias e vídeos sobre alimentação saudável, assim como a participação em aulas, palestras e demonstrações práticas de culinárias saudáveis; alavancando de forma exponencial as chances de sucesso.

 

Existem no mercado assessorias especializadas em educar, conscientizar e motivar consumidores para a adoção de novos hábitos, como da alimentação adequada e saudável, assim como é possível encontrar uma vasta quantidade de material informativo na internet e nas mídias sociais de algumas empresas, ONG ou associações, nacionais e internacionais.

 

A força dessas ações integradas certamente contribuirá de forma efetiva para agilizar os resultados tão necessários à mudança das estatísticas de obesidade, sobrepeso e doenças a associadas a esses males.