Sodexo lança iniciativa que reconhece restaurantes saudáveis e sustentáveis

Publicado dia 03/11/22 no Mercado Consumo artigo relatando a iniciaitiva da Sodexo sendo a primeira empresa a aderir ao Selo Saudável e Sustentável criado pela ABPASS.

5201425014584.png

A Sodexo On-site, empresa especializada em serviços de alimentação e facilities, lançou um projeto que visa reconhecer os restaurantes com as melhores práticas de saudabilidade e sustentabilidade em suas operações. A iniciativa será feita em parceria com a Associação Brasileira para Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável (ABPASS) e promoverá a certificação de estabelecimentos da companhia de acordo com uma série de diferenciais e premissas, atestando que, naquelas unidades, os consumidores encontrarão refeições saudáveis e preparadas com foco em sustentabilidade.

Esse movimento caminha junto às tendências de comportamento do consumidor: um estudo da Galunion de Alimentação na Pandemia identificou que 75% dos entrevistados são influenciados por empresas que tenham impacto ambiental positivo e atitudes sustentáveis.

Segundo o diretor de Marketing e Estratégia de Serviços Corporativos da Sodexo On-site Brasil, Tomaz Peeters, a certificação ABPASS vem segue a mudanças de hábitos do público geral. “Com a retomada da rotina presencial (ainda que de forma híbrida), trabalhadores querem manter hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis, adquiridos ao longo dos últimos anos. Assim, identificamos a necessidade de reforçar as práticas de excelência que proporcionam saudabilidade e sustentabilidade na alimentação corporativa, da mesma forma que as pessoas encontram em suas casas, quando pensam e preparam suas refeições”, conta.

Quatro categorias

O projeto-piloto vai avaliar restaurantes corporativos da Sodexo e classificará os locais em quatro categorias: diamante, ouro, prata e bronze. O enquadramento dependerá do atendimento de uma série de requisitos voltados para práticas de qualidade, sustentabilidade e segurança alimentar. Categorias como cardápio para dietas restritivas, doação de excedentes, receitas sustentáveis e cozinha inteligente (com foco na redução do uso de recursos como água, óleo e gás) serão alguns dos pontos a serem observados.

Peeters explica que processos de certificações fazem com que consumidores reconheçam restaurantes como um lugar que oferece uma experiência gastronômica diferenciada. “No caso das refeições corporativas, a certificação ABAPSS é a garantia de que no restaurante avaliado são aplicadas as melhores práticas saudáveis e sustentáveis relacionadas à comida. Por isso, trabalhamos continuamente para entregar cada vez mais saudabilidade e sustentabilidade em um momento tão importante como a refeição”, complementa.

Até o final do ano, a Sodexo projeta ter cerca de 150 unidades certificadas.